sábado, 2 de outubro de 2010

A Sua Bliss



Desde muito pequena, havia dentro de mim uma necessidade de me expressar através da escrita. Ensaiei criar poemas e pequenas histórias. No entanto, por um longo tempo, represei esta veia criativa e preferi mergulhar profundamente nos livros. Desde então, eles se tornaram meu amigos e fiéis interlocutores. Felizmente, foi por intermédio de um deles que decidi resgatar esta vocação. Acabei de concluir a leitura de um livro muito especial: O Feminino e o Sagrado - Mulheres na Jornada do Herói, de Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro, editado pela Ágora, 2010. Tomando-se como referência teórica o pensamento de Joseph Campbell (o mitólogo norte-americano), as autoras reuniram em um livro a trajetória de 15 mulheres, cujas estórias e particularidades ora se assemelham, ora se distanciam criando um mosaico de temas intrínsecos à feminilidade de uma maneira geral. Ou seja, é possível reconhecer aspectos muito peculiares do universo feminino em cada uma delas e compor um todo bastante rico.
E foi justamente a partir do relato destas vivências e experiências femininas que, ao longo de suas trajetórias, buscaram de alguma forma um verdadeiro sentido para suas vidas, que despertou em mim um desejo de retomada da escrita. E a criação deste blog foi a tentativa da adoção de uma ferramenta contemporânea capaz de possibilitar um espaço aberto à minha reflexão e a de outras pessoas que por ventura venham a compartilhar comigo este momento.
Se você tiver a oportunidade de ler o livro, talvez, assim como eu, você possa encontrar fragmentos de sua história pessoal entre as diversas escolhas que estas mulheres retratadas fizeram. E perceber o quanto você já caminhou. O quanto você já conquistou. Este espelhamento que a leitura do texto provocou em mim, talvez também mobilize algo dentro de você. São relatos plenos de vida, aventuras, tentativas e acertos, medo, muitas incertezas mas, sobretudo, depoimentos repletos de coragem. Cada uma destas mulheres, assim como você e eu, buscam a sua "bliss", a sua felicidade, possível quando fiéis às suas verdadeiras naturezas.

2 comentários:

  1. Oi, Li! Também estou no meio de uma leitura de Campbell. Deixo-lhe uma frase que me encantou. Seu texto me remeteu a este momento: "Onde quer quer você esteja, se estiver no encalço de sua bem-aventurança, você estará desfrutando aquele frescor, aquela vida intensa dentro de você, o tempo todo. [...] você se coloca numa espécie de trilha que esteve aí o tempo todo, à sua espera, e a vida que você tem que viver é essa mesma que você está vivendo (O Poder do Mito, J.Campbell, pg. 128)."

    ResponderExcluir