segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Aos pés do poeta



Tive a feliz oportunidade de conhecer a mostra sobre o poeta Fernando Pessoa, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, e pude desfrutar de excelentes momentos de convívio com a obra deste autor extraordinário.
Ao percorrer a exposição, pude notar que a curadoria faz um convite, ao leitor e apreciador do poeta, a experimentar, de forma quase sinestésica, a heteronímia, tão característica e tão própria deste autor.
E a coordenação da apresentação também foi muito bem-sucedida ao proporcionar ao visitante uma gama variada de instrumentos ora midiáticos, ora ilusionistas e certamente a oferta de livros para manuseio e leitura. Além de uma cronologia histórica que compõe um panorama da vida do poeta.
É muito agradável ter a chance de interagir de forma real e dinâmica com excertos de poemas consagrados. É simplesmente encantador, e por vezes mágico, poder andar pelos labirintos da mostra em busca de fragmentos da natureza deste querido poeta português, que soube muito bem expressar a sua multiplicidade estética e literária de forma bastante particular.
Confesso que tive vontade de lá permanecer por muito tempo. Exatamente, como me comporto no momento da leitura de um poema de Pessoa: leio, releio. E, então, fecho os olhos e divago. Como diria o poeta:
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”
Não deixe de ir ao museu para desfrutar de instantes de pura poesia.

Um comentário:

  1. Oi, Li! Por incrível que pareça, estive hoje em frente a este último trecho de poesia na Estação Tatuapé do Metrô. É verdade que os vagões estavam cheios, mas confesso que eu não teria entrado no trem assim mesmo, lendo e relendo, me encantando com estas palavras. Fiquei pelo menos 3 trens sem entrar, divagando, me deixando levar pelo profundo significado contido nestas palavras. Foi um dos momentos mais ricos de meu corrido dia... Grata por me fazer relembrar, por estar por perto do coração...

    ResponderExcluir